sábado, 22 de janeiro de 2011

Quando procurar um psicólogo?

...quando algo está “pesado” demais para suportar! É isso mesmo: carregamos “fardos”, muitas vezes, pesados demais para nossa estrutura emocional. Seria o mesmo que carregar um objeto real que pesa além das nossas forças. Pois é assim que o psicólogo irá interferir: auxiliando a “carregar” (e entender) o peso das nossas dores, problemas, angústias existenciais, situações que vivenciamos, enfim... o auxílio psicoterapêutico tem a função de fazer com que possamos compreender tudo o que vivenciamos.
A função do psicólogo em nossas vidas passa a ser como a de um amigo muito íntimo, pois ele quem irá ouvir (e auxiliar na compreensão) de todos os nossos segredos, porém, com um detalhe muito importante: não cabe ao psicólogo julgar nossas atitudes, nossos sentimentos! À ele cabe ouvir de modo neutro, mas com toda empatia possível.
Eu costumo dizer que uma das características principais de quem escolha a Psicologia como profissão é condição de “guardar segredos”... Segundo o Código de Ética, em seu artigo 21 “O sigilo protegerá o atendimento em tudo aquilo que o psicólogo ouve, vê ou de que tem conhecimento como decorrência da atividade profissional” (*) o psicólogo precisa ser alguém comprometido com o sigilo profissional, ou seja, tudo aquilo que for ouvido em setting terapêutico (nome que atribuímos a sessão de terapia) deve ser mantido em segredo.
Psicólogo não dá conselhos! Isso mesmo: c-a-t-e-g-o-r-i-c-a-m-e-n-t-e! não se aconselha ninguém à fazer “isso” ou “aquilo”, pois quando palpitamos sobre a vida do outro, ficamos responsáveis pelo o que irá acontecer, e isso não é possível: arcar com as conseqüências da vida de outra pessoa, pois como diz a letra de Caetano: “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”!
Por fim, cabe ao psicólogo auxiliar na caminhada existencial daquele que busca sua ajuda, entendendo que somos profissionais diferenciados de todos os outros por trabalharmos com os sentimentos e a vida de outras pessoas. Dessa forma, o psicólogo deve, antes de tudo, ser um profissional que compreenda o homem em todas as suas dimensões: bio-psico-social-espiritual, acolhendo-o sem críticas e entendendo sobre sua subjetividade.
Portanto, que todos nós possamos contar com a ajuda desse profissional imprescindível para a saúde mental! Inclusive nós psicólogos.

(*) http://www.crpsp.org.br/portal/comunicacao/jornal_crp/131/frames/fr_questoes_eticas.aspx

2 comentários:

  1. Oi prof... acabo de me identificar e me apaixonar ainda mais pela psicologia!
    Adorei o espaço e a iniciativa!!!
    Mil bjos!Saudades.

    Ariana.

    ResponderExcluir
  2. Querida,

    vc tem alma de psicóloga! com a diferença que escolheu a nutrição como profissão...

    Bjs mil!

    Saudades tb!

    ResponderExcluir