sexta-feira, 15 de abril de 2011

(Antes que haja plágio... aí vai)

Quando o assunto é criança...

Todo início de ano é assim: matrícula na escola, compra material escolar, mudança de colégio, de professora, de amigos, enfim... várias situações novas onde pais, educadores e principalmente as crianças, precisam se adaptar. Tais situações geram na criança, e em todos com os quais ela convive, sentimentos que precisam ser trabalhados para que o convívio não fique prejudicado. Os sentimentos comuns nessas situações são de perda, insegurança quanto ao novo espaço, medo das novas experiências dentre vários outros experimentados pela criança, mas que precisam ser vivenciados, pois fazem parte da vida e irão se repetir constantemente.
Os sentimentos de perda podem ser experimentados através da mudança de um colégio para o outro, ou de uma professora para outra, de colegas que não fazem mais parte do convívio escolar, dentre outros. Muitas vezes as crianças ficam inseguras frente à novas amizades; com medo das novas experiências e ainda assim têm de se adaptar à essa nova realidade. Tal situação e sentimentos exigem dos pais uma atenção especial, pois são muito solicitados pelos filhos, que começam a apresentar comportamentos antes não muito freqüentes: choro, birra, voltam a fazer xixi na cama, a mentir, não querem ir ao colégio, dentre outros.
Esses comportamentos são comuns nessas situações, pois as crianças não têm condições emocionais de conversar com os pais e explicar sobre seus sentimentos de forma clara e madura, e adotam essas atitudes para mostrar que não estão satisfeitas com algo. Digo com freqüência aos pais que oriento: a criança não tem maturidade emocional o suficiente para falar com clareza sobre seus sentimentos, assim como fazem os adultos que têm possibilidade de falar sobre o que estão sentindo.
O melhor a fazer nessas ocasiões é orientar os pais para uma conversar com os educadores e verificar se esses comportamentos dizem respeito à fase de adaptação no colégio, nesse caso, conversar com os filhos explicando a importância de freqüentar o colégio e enfrentar tal situação, mas principalmente ouvir o que a criança tem a dizer.
Uma outra orientação importante quando falamos em desenvolvimento infantil e a importância na adaptação frente às novas situações, é a questão do limite. A criança até certa idade do desenvolvimento, acredita que ela “tudo pode” fazer, não tendo a noção do “não”, porém, é obrigação dos pais introjetar esse conceito no dia-a-dia da criança, fazendo com que ela obedeça aos comandos dos pais. A função em insistir para que a criança respeite os limites, é de dar um direcionamento para a vida dela.
Frequentemente os pais têm dificuldade em se estabelecer e fazer cumprir os limites; isso ocorre por vários motivos: sentimento de culpa por ficar pouco tempo com os filhos (em função da vida agitada do dia-a-dia), por considerar que, insistir para que a criança obedeça aos limites irá “gerar certo trauma de infância” dentre outros, porém, reforço a importância de fazer com que a criança compreenda que o “não” faz parte da vida, afinal de contas, quantas vezes temos que trabalhar com esse “não” na nossa vida adulta?
Por fim, uma outra orientação importante quando o assunto é o desenvolvimento infantil é respeitar a fase de maturidade da criança, ou seja, criança é criança! Embora hoje em dia possamos observar que as crianças estão muito desenvolvidas intelectualmente, devemos entender que “assunto de adulto” não deve ser abordado na presença das crianças; devemos falar com elas de acordo com a condição que ela tem para entender e à partir do seu universo, e principalmente preservar sua condição de criança e as características da infância.
Quando todas essas situações não conseguem ser administradas pelos pais, o ideal é procurar a ajuda de um psicólogo, que é o profissional capacitado para cuidar dos sentimentos e das relações interpessoais. Ao contrário do que pensa o senso comum, o psicólogo não é “coisa para loucos” e está disponível para atuar com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Carine Naldi Sawtschenko é psicóloga clínica; mestre em Psicologia da Saúde; Professora do Centro Universitário de Barra Mansa (RJ) e psicóloga do Projeto Social São Canísio.
Novo endereço: R. Barão do Rio Branco, 595 centro Aparecida
tel:(12) 3105-4271

Um comentário:

  1. Oi Carine, gostei do que você escreveu. Adorei este espaço. Espero por novos temas. Tenho um blog tbém. Tudo de bom! Fique com Deus, bjs

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